top of page

Manutenção preventiva o que é?

Chama-se manutenção preventiva a ação ocorrida com base na análise prévia do computador, de seu funcionamento e execução, relacionado à CPU e todos os periféricos, entendendo e aplicando-se acções que visem evitar que determinados erros (de software e/ou hardware) ocorram. Existem softwares que são utilizados na manutenção preventiva.

Vale ressaltar que a manutenção preventiva é referência na utilização de software relacionados à segurança (ferramentas de segurança de servidores de rede, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros). Com relação à hardware de computador, a manutenção preventiva é a limpeza dos componentes internos do computador e da placa-mãe, removendo poeira e qualquer tipo de sujeira que possa afectar o funcionamento do hardware, ou ainda, a configuração de serviços e funções disponibilizadas no BIOS para evitar prováveis defeitos em componentes internos do computador (como o super aquecimento do processador, por exemplo).

 

Manutenção corretiva o que é ?

Chama-se manutenção corretiva a ação ocorrida com base na falha de execução (de hardware e/ou software) de computador, relacionado à CPU e todos os periféricos, aplicando-se ações que visem solucionar os erros encontrados. Erros de hardware ocasionam falhas diversas de execução em softwares. Existem diversos softwares relacionados à manutenção corretiva. Vale ressaltar que a manutenção corretiva é referência na utilização de softwares diversos (anti-vírus, ferramentas e utilitários de sistema operacional, entre outros).

Windows demonstrando instabilidade e travando

 

 Isso ocorre devido ao próprio uso do computador, às instalações e, posteriormente, desinstalações de programas no sistema, ou até mesmo por conta de um ataque de vírus à máquina. Nestes casos mais extremos, a formatação deve ser cogitada como principal solução para melhorar o rendimento do seu computador.

Receio em Formatar seu Computador ou Notebook?

 Não há motivos para se preocupar. Todos os dados de importância são salvos em pen-drive ou HD externo antes que a formatação ocorra, e depois são adicionados normalmente à máquina. Quando você recebê-la formatada, será como se nada tivesse acontecido – a não ser pela lentidão que desaparecerá em sua maioria. Mas, por se tratar de uma ação arriscada, já que é possível perder todos os dados salvos na máquina, é importante lembrar que a formatação deve ser feita por um especialista para que tudo seja realizado com segurança.

Seu computador está com vírus? Conheça os dez sintomas mais comuns

1. Bloqueios inesperados

Você está navegando tranquilamente pela Internet, quando, de repente, o computador trava. Caso oWindows entre na temida tela azul, pode ser sinal de que há algo de errado com o sistema. Neste caso, não perca tempo e faça uma busca com seu software antivírus.

 

2. Sistema lento

O sistema operacional apresenta lentidão incomum para executar aplicativos básicos que normalmente não consomem muito processamento, ou ainda, os softwares de costumam ficar lentos de uma hora para outra? Seu computador pode ter sido infectado recentemente.

 

3. Atividade elevada do disco rígido

Seu HD está registrando atividade elevada mesmo com o computador em "descanso" e sem realizar tarefas. Possivelmente isso é indício de que há algum programa oculto rodando em background. Esse programa pode ser um vírus, fique alerta!

 

4. Janelas estranhas

Durante o processo de boot, observe se janelas estranhas aparecem indicando problemas no acesso a diferentes discos no sistema.

 

5. Mensagens estranhas

Fique atento se, ao utilizar o computador, aparecem algumas mensagens esquisitas dizendo que arquivos ou programas não podem ser abertos. 

 

6. Atividade indevida dos programas

Programas que abrem sozinhos não respondem aos comandos do usuários ou mostram notificações dizendo que há uma aplicação tentando acessar a Internet sem seu consentimento? Preocupe-se caso isso aconteça com frequência.

 

7. Atividade aleatória de rede

Seu roteador pisca constantemente na luz indicadora de fluxo de dados e isso acontece mesmo quando você não está executando programa algum conectado.

 

8. Mensagens de e-mails instáveis

Você notou que há uma atividade estranha ao enviar e-mails, e seus amigos dizem receber mensagens suas que você jamais enviou? Fique atento!

 

9. Endereço de IP na lista negra

Caso receba uma mensagem de e-mail dizendo que seu endereço de IP faz parte de uma lista negra, é provável que você faça parte de uma rede zumbi de computadores. Criminosos virtuais estão utilizando seu PC para enviar e-mails ou acessar sites sem que você perceba.

 

10. Desativação inesperada do antivírus

Alguns softwares maliciosos são desenvolvidos para desativar o antivírus de computadores. Dessa forma, é criada uma brecha em seu sistema para que ele seja infectado em outro ataque.

Para evitar dor de cabeça, além de ter um bom antivírus instalado, procure ter boas condutas ao navegar pela rede. Evite navegar em sites suspeitos, clicar sobre links desconhecidos e instalar aplicativos de procedência duvidosa. Proteja seu computador de ataques hackers.

Atendimento Domiciliar e Empresa
47 99985-0404  

© 2020 por Desenvolvido e criado por suporte informatica Joinville

bottom of page